segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Como evitar oleosidade excessiva

Para quem sofre com  a oleosidade excessiva nos fios sabe como é difícil manter o penteado em ordem e os fios com balanço e esse problema é mais comum do que pensamos. Mas o que muita gente não percebe é que alguns hábitos comuns e que passam despercebidos podem ser os verdadeiros responsáveis pelo problema, e bastaria riscá-los para conseguir aquelas o resultado de cabelo limpo por mais tempo.
Aqui vai algumas dicas e espero que gostem.

Dormir com cabelos molhados

Tem o costume de lavar os fios durante a noite e não secar? Cuidado, esse pode ser um dos motivos da oleosidade. “Quando você dorme com a cabeça molhada a água fica em contato com o travesseiro e fica abafado. Isso aumenta a oleosidade e ainda pode trazer danos graves à saúde, porque é um ambiente que prolifera fungos”, alerta o hairstylist Sylvio Rezende.

Água quente demais

A temperatura da água também é um detalhe que faz toda a diferença, seja para a oleosidade ou para o ressecamento. “Ela influencia muito nesse aumento da oleosidade, porque quando é muito quente causa uma estimulação excessiva do couro cabeludo. Com isso, ele produz mais óleo e pode até resultar em quebra por conta da obstrução desse couro”, explica a hairstylist Gizélia Amaral, do Olegário Cabeleireiros.

Prender os fios molhados

Assim como dormir com os cabelos molhados, prendê-los sem secar completamente também acarreta o problema. Portanto, nada de sair do banho e já fazer aquele rabo de cavalo apressado para sair. “Quando você prende com os fios molhados não há oxigenação no couro cabeludo e demora ainda mais para secar. Um cabelo leva cerca de 24 horas para ficar completamente seco e quando ele demora mais que isso o resultado é oleosidade excessiva na raiz ou até caspa”, aponta Rezende.

Xampu errado

Usar o xampu errado é um dos equívocos mais frequentes das mulheres, e ele traz uma série de malefícios, desde a perda estética até os danos para a saúde do fio. “Se você não usa algo específico para o seu nível de oleosidade piora demais o problema. Se a sua raiz é oleosa e a ponta é seca o ideal seria usar um xampu que tirasse a oleosidade sem promover ressecamento, sempre tem algo que é especial para o seu tipo. Em linhas profissionais você já encontra muitas variações dentro das opções para oleosos, como oleoso com caspa, oleoso com pontas quebradiças e assim por diante”, aconselha Gizélia.

Produtos na raiz
 


 Um leave-in, um condicionador, uma máscara de hidratação, quem nunca acabou levando um desses produtinhos para a raiz? Apesar de parecer uma boa ideia tratar desde o topo, na verdade você promove exatamente o efeito contrário. “Passar produtos como esses na raiz e couro cabeludo compromete muito, porque a oleosidade natural produzida pelas glândulas sebáceas já é suficiente para hidratar a região. Eles são pesados e só devem ir do meio para as pontas, na raiz só xampu para fazer limpeza. O acúmulo desses resíduos junto com a oleosidade só vai resultar em excesso, e pode até apodrecer o cabelo”, adverte Rezende.

Passar demais as mãos

Não resiste a dar aquela passadinha de mão na franja? Se você tem sofrido com o aspecto oleoso é melhor segurar o movimento. “Toda vez que você estimula o couro cabeludo provoca oleosidade, então se a pessoa tem tendência a ter raiz oleosa vai acontecer ao passar muito as mãos. Também temos a sujeira e o suor típicos da pele, que serão levados até os fios”, diz Gizélia.

Xampu a seco e spray fixador

O xampu a seco é uma ótima pedida para aquele dia que você não tem tempo de lavar e precisa estar bem alinhada, mas muito cuidado para que isso não se torne um hábito frequente, como explica Rezende: “O xampu a seco, os sprays fixadores e os mousses criam uma capa no couro cabeludo e não o deixam respirar, o que vai dar muito mais oleosidade. Esse tipo de produto é só para situações muito pontuais, como uma festa em que você tenha um penteado mais elaborado ou uma emergência, e não todos os dias”.

Secador na raiz

Ao secar os cabelos é preciso passar o ar quente pela raiz, mas nunca o deixe parado muito tempo e aposte em uma temperatura mediana para o local. “Ao escovar você já estimula, e com o calor do aparelho você ainda tem o mesmo efeito da água quente demais. Aquela oleosidade que teria no final do dia vai aparecer logo depois de lavar e te atrapalhar muito. Use com uma distância aceitável da fibra capilar e nunca deixe parado no mesmo lugar, o movimento tem que ser contínuo”, ensina a especialista.

Xampu antiresíduos em excesso

O xampu antiresíduos é visto como um dos maiores aliados por quem tem as madeixas oleosas, mas o surpreendente é que quando usado em excesso ele se torna um grande vilão. Muitas vezes, o que você faz é estimular ainda mais a oleosidade, o que te fará usar mais produto e entrar em um ciclo sem fim. “Esse tipo de xampu tem poder de abrir a cutícula do cabelo, então se você não condicionar corretamente para ela fechar vai continuar assim e ressecar o couro. Quando o couro cabeludo resseca, ele automaticamente produz mais oleosidade como forma de proteção, e aí se pula de um problema para o outro constantemente. O correto é usar esse produto uma vez a cada 15 dias, e nunca diariamente”, conta Gizélia.

Massagear demais

Ao lavar é importante fazer uma massagem e friccionar as pontas dos dedos para remover toda a sujeira, no entanto, nada de fazer demais! “Friccionar muito ao lavar é um erro comum e ninguém nem percebe. Você deve massagear até sentir que a raiz está limpa, se passar disso vai acabar estimulando a produção de oleosidade”, reforça.
Secador na raiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário